domingo, 8 de janeiro de 2012

Mente Convergente ou Divergente? Qual é a sua?


“Você acha que tem uma mente divergente ou convergente?
Você é melhor em música? Ou em matemática?
Você sabia que estimulando todas as áreas do cérebro pode ajudar a fabricar mais neurônios e ativar mais a mente?”

Faça o teste você também:


Mais Você
Mais Você
Mais Você
Mais Você


O que você viu primeiro nessas figuras?
Convergente: se você viu os detalhes das figuras primeiro.
Divergente: se você viu o todo  das figuras antes.

Quem tem o lado esquerdo dominante é do tipo convergente.
São aqueles que têm um maior senso de organização e preferem trabalhar em ambientes arrumados. Outra característica é que os convergentes não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo. Se a pessoa é pontual e não tolera atrasos, tem o lado esquerdo a todo vapor. Os esquerdos também têm rotinas previsíveis e imutáveis. Quando você fala de alguém, convergente lembra do nome.

A mente convergente parte dos detalhes, tem o lado esquerdo do cérebro dominante, a mente convergente favorece o raciocínio logico, o cálculo (matemática) etc.



Já aqueles que têm a dominância do lado direito, os divergentes, têm a parte intuitiva e criativa bem aguçadas, São desorganizados, imprevisíveis, transgressores de regras. Jamais anotam compromissos na agenda. Quando você fala de alguém, o divergente lembra do rosto.
Quem tem a mente divergente, deve trabalhar uma atividade específica em um dia, e se atentar para os detalhes dela, com isso, a pessoa vai ativar o seu lado convergente. Para quem tem a mente convergente,  o que deve ser feito para melhorar a outra área do cérebro, é mostrar para ele que existem outras alternativas para desenvolver atividades, não apenas as que você se acostumou.

Como vimos o segredo é fazer o cérebro trabalhar, mostrar a ele que existe sempre outro jeito de fazer a mesma coisa. E isso se obtém, por exemplo, fazendo um trajeto diferente para ir ao trabalho, tomando banho de um jeito que você não está acostumado, trocando o relógio de pulso pois assim você precisará refletir antes de olhar a hora, ou seja, mudando o que está no “automatizado” espontâneo e assim ativará bem mais a sua mente, e sua potencialidade criativa.
Todo mundo nasce com as duas partes funcionando de maneira idêntica, o que acontece, é que com o passar do tempo, por estímulo, por preferência, ou por educação, você acaba estimulando mais uma parte ou outra.
Segundo dados a nova geração é muito mais divergente. São pessoas que se detém muito menos aos detalhes. Tem uma pesquisa aonde um autor americano diz que, hoje, nas Universidades, os estudantes não conseguem ler um livro só por determinado tempo.
Por que hoje é tão difícil para os professores manterem a atenção dos alunos?
Por que eles estão conectados. Eles nasceram conectados.

EXERCITE SEU CÉREBRO E VEJA DO QUE ELE É CAPAZ:


De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlesa, não ipomtra em qaul odrem as lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa.

Agora fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que sua mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3NO T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4NT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 3ST4V4 M31O COMPL1C4DO, M45 N35T4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário